As tropas russas mataram seus pais, então ela desapareceu sem deixar vestígios

As tropas russas mataram seus pais, então ela desapareceu sem deixar vestígios
Kyiv, Ucrânia
CNN

Uma semana após a invasão da Rússia, a família de Arina Yatsiuk, de 15 anos, decidiu fugir de casa perto da capital ucraniana de carro. Menos de 10 milhas abaixo na estrada, eles encontraram um grupo de tropas russas.

Os soldados começaram a atirar, depois arrastaram Arina e sua irmã Valéria, de 9 anos, para fora do banco de trás. Arina foi ferida e colocada em um carro; Valéria foi conduzida a outro.

Valéria foi levada para um vilarejo próximo, onde os moradores a encontraram parada na estrada. Denys e Anna, os pais das meninas, foram encontrados mortos a tiros em seu carro.

Mas 3 de março de 2022 foi a última vez que alguém viu Arina. Ela é uma das 345 crianças ucranianas que desapareceram desde que a Rússia lançou sua guerra em grande escala contra a Ucrânia em fevereiro passado, segundo estatísticas oficiais ucranianas.

O governo ucraniano diz que muitas das crianças desaparecidas foram levadas à força para a Rússia. O governo russo não nega levar crianças ucranianas – na verdade, diz que as está “salvando”.

A tia de Arina, Oksana Yatsiuk, disse à CNN que a família está procurando a menina de olhos castanhos profundos e aparelho desde que ela desapareceu. Arina desenha bem e adora se maquiar e viajar, disse sua tia.

“Ela tinha grandes sonhos, mas os ‘libertadores russos’ decidiram tudo por ela. Quando a encontrarmos, continuaremos com seus planos”, disse ela.

A família vasculhou grupos de mídia social, alcançando grupos de deslocados e trabalhando com voluntários na Rússia e na Bielo-Rússia.

Yatsiuk disse que o DNA de Arina também é verificado regularmente nos registros nacionais. "Ela não está nas listas oficiais de mortos", disse ela.

Um voluntário russo que está ajudando nas buscas disse acreditar que Arina foi levada para um centro médico na Rússia e permanece no país desde então.

O voluntário, que falou à CNN sob condição de anonimato porque seu envolvimento na busca poderia ameaçar sua segurança, disse que não houve novas pistas sobre o caso desde o outono.

Testemunha de "crime de guerra"
O desaparecimento de Arina ainda assombra Marina Lypovetska, chefe de projetos da Magnolia, uma ONG ucraniana especializada em casos de crianças desaparecidas.

“Ela é testemunha de um crime de guerra. Se sua irmã mais nova não entendeu que seus pais foram mortos, suponho que ela tenha entendido, ela mesma foi ferida e também é vítima de um crime de guerra”, disse Lypovetska à CNN em entrevista no escritório de Magnolia em Kiev.

A Magnolia recebeu mais de 2.600 pedidos de famílias e amigos de crianças desaparecidas desde o início da guerra em grande escala em fevereiro de 2022, mais do que o número total de ligações recebidas nos últimos 20 anos.

Seus 18 funcionários trabalham dia e noite. Eles estão em contato com as famílias das crianças desaparecidas, oferecendo ajuda psicológica e jurídica. O grupo também está conduzindo suas próprias buscas usando técnicas de inteligência de código aberto, apelos públicos e investigações nas mídias sociais para coletar informações.

A maioria das ligações é sobre crianças de territórios ocupados da Ucrânia ou áreas atingidas por intensos combates.

“Antes da guerra, a maioria dos casos era de fugitivos, mas agora a maioria está diretamente ligada a ações militares”, disse Lypovetska, acrescentando que nos primeiros dias da guerra, a maioria das ligações eram de famílias desesperadas que haviam perdido contato com seus entes queridos. em áreas ocupadas.

Mas algumas semanas após o início do conflito, Magnolia começou a receber mais ligações sobre crianças que foram separadas de suas famílias durante os ataques ou desapareceram durante as evacuações, disse ela.

E logo ficou óbvio que algumas dessas crianças haviam sido enviadas para a Rússia.

Ostentações públicas
Sob acordos internacionais, incluindo o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, a deportação de uma população civil é considerada um crime de guerra e as transferências forçadas de crianças de um grupo para outro constituem genocídio.

A agência de refugiados das Nações Unidas disse em janeiro que as ações da Rússia estavam violando princípios fundamentais de proteção infantil, informou a Reuters.

Mas a Rússia tem sido descaradamente aberta sobre suas ações.

No ano passado, várias autoridades russas se gabaram publicamente de trazer crianças ucranianas para o país. De acordo com suas declarações, centenas de crianças de áreas ocupadas foram deportadas para lugares distantes na Rússia, onde algumas foram prontamente adotadas por famílias locais e receberam cidadania.

Um pequeno grupo de crianças descrito pelas autoridades como tendo sido resgatado do Donbass desfilou na frente de dezenas de milhares de pessoas durante uma manifestação em Moscou no mês passado. As crianças foram encorajadas a abraçar um homem uniformizado a quem uma das meninas se referiu como “Tio Yuri” que as “salvou” de Mariupol.

A CNN pediu ao escritório da Comissária Russa para os Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova, comentários sobre as alegações. Recebeu um aviso de recebimento genérico, mas nenhuma resposta.

Autoridades russas e separatistas pró-Rússia começaram a deportar crianças ucranianas através da fronteira com a Rússia dias antes de Moscou lançar seu ataque à Ucrânia. Os líderes das autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk (DPR e LPR), apoiadas pela Rússia, no leste da Ucrânia, ordenaram a evacuação em massa de civis para a Rússia em 18 de fevereiro.

De acordo com autoridades russas, a evacuação incluiu crianças que vivem em orfanatos e internatos nas duas áreas controladas pelos separatistas.

Volodymyr Sahaidak, diretor de um internato em Stepanivka, um assentamento fora de Kherson, tem experiência em primeira mão dos esforços da Rússia para tirar as crianças. A escola abrigava órfãos e crianças cujas famílias não tinham condições de cuidar delas, bem como crianças de famílias em situação socioeconômica difícil.

Quando as tropas russas invadiram a cidade do sul da Ucrânia no início de março de 2022, Sahaidak decidiu que precisava esconder seus protegidos dos invasores.

“Meu maior medo era que crianças fossem levadas para a Rússia, porque vi o que estava acontecendo nas regiões de Donetsk e Luhansk durante esses oito anos de guerra”, disse ele à CNN em entrevista por telefone. “Já vi crianças sendo levadas para a Rússia. Então, eu estava preocupado que eles fossem levados e submetidos a uma lavagem cerebral para ‘defender’ a Rússia.”

Ele disse que as crianças que tinham parentes capazes de cuidar delas eram mandadas embora, enquanto as que não tinham eram acolhidas pela equipe da escola.

Sahaidak disse que a escola foi repetidamente invadida por tropas e autoridades russas no início de junho.

“Eles pegaram todos os arquivos pessoais, todos os discos rígidos, quebraram todos os monitores, todas as câmeras de segurança e levaram todos os livros de história da Ucrânia e alguns outros de que não gostaram”, disse ele.

Enquanto ele conseguiu proteger as 52 crianças que tinha sob sua tutela, todas com idades entre três e 18 anos, ele disse que um grupo separado de crianças que havia sido evacuado para a escola da região de Mykolaiv foi levado por tropas russas.

Sahaidak disse à CNN que conseguiu falar com o diretor da escola Mykolaiv, que lhe disse que o grupo havia sido levado – contra a vontade dela – para a cidade de Anapa, no Mar Negro, na Rússia. De acordo com Sahaidak, voluntários posteriormente ajudaram o grupo a fugir para a Geórgia. Em fevereiro, as crianças ainda estavam lá, disse ele.

Reivindicações de "órfão resgatado" da Rússia são contestadas O número exato de crianças desacompanhadas que foram levadas para a Rússia não é claro.

Um porta-voz do comissário dos direitos das crianças da Ucrânia, Daria Herasyschuk, disse à CNN que, em 23 de fevereiro de 2023, pelo menos 16.221 crianças foram deportadas à força. No entanto, acrescentou o porta-voz, esse número inclui apenas as crianças que as autoridades ucranianas conhecem. Muitos mais podem estar na Rússia sem que ninguém saiba de sua presença.

O procurador-geral ucraniano, Andrii Kostin, disse na semana passada que a Ucrânia conseguiu garantir o retorno de 307 crianças até agora. “Para fazer mais, precisamos da ajuda da comunidade internacional”, disse ele durante uma reunião com a Comissária de Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatović.

As autoridades russas não responderam às perguntas da CNN sobre o número de crianças trazidas para a Rússia por pessoas que não são membros da família. Os extratos emitidos ao longo do ano deixam claro que os números chegam aos milhares.

Segundo declarações de autoridades regionais russas, 400 crianças foram enviadas para uma instalação em Rostov-on-Don, perto da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia ocupada, nos primeiros dias da guerra.

Em abril, o escritório de Lvova-Belova, o comissário russo para os direitos das crianças, disse que cerca de 600 crianças da Ucrânia foram colocadas em orfanatos em Kursk e Nizhny Novgorod antes de serem enviadas para viver com famílias na região de Moscou.

Em meados de outubro, 800 crianças da área de Donbass, no leste da Ucrânia, viviam na região de Moscou, muitas com famílias, de acordo com o governador regional de Moscou.

Algumas das crianças acabaram a milhares de quilômetros e vários fusos horários de distância da Ucrânia. De acordo com o escritório de Lvova-Belova, crianças ucranianas foram enviadas para viver em instituições e com famílias adotivas em 19 diferentes regiões russas, incluindo as regiões de Novosibirsk, Omsk e Tyumen na Sibéria e Murmansk no Ártico.

A própria Lvova-Belova adotou um menino de 15 anos de Mariupol, segundo declarações oficiais.

Uma leitura do Kremlin de seu encontro com Vladimir Putin em fevereiro revelou que ela disse ao presidente russo: “Agora eu sei o que significa ser mãe de uma criança de Donbass – é um trabalho difícil, mas nós nos amamos, com certeza. .”

Na mesma reunião, ela disse que colocar as crianças do Donbass em famílias russas era a “parte favorita do meu trabalho”.

As autoridades russas frequentemente afirmam que as crianças colocadas para adoção são órfãos resgatados de regiões devastadas pela guerra. Mas, de acordo com as autoridades ucranianas, muitas das crianças têm parentes que querem cuidar delas na Ucrânia.

No outono passado, um pai desesperado de Kharkiv ligou para a ONG Magnolia. A esposa do homem havia sido morta enquanto tentava fugir dos combates e o paradeiro de seu filho de 10 anos era desconhecido – até que o pai viu um vídeo de seu filho em um programa de TV russo.

“E no vídeo eles mostraram o rosto do menino e disseram: ‘salvamos esse pobre menino ucraniano, um órfão, e o levamos para um hospital em Luhansk'”, disse Lypovetska, de Magnolia, à CNN.

Demorou mais de dois meses para reunir o pai com o filho, disse Lypovetska. A ONG e as autoridades ucranianas envolveram uma rede de voluntários ucranianos e russos, junto com advogados, todos tentando confirmar a localização do menino e negociar seu retorno.

O menino acabou sendo encontrado em Luhansk ocupada pelos russos. Seu pai não pôde viajar para a região porque não teria permissão para sair da área e correria o risco de ser forçado a lutar pelos separatistas, então coube às avós do menino fazer a longa e traiçoeira jornada.

“É impossível ir da Ucrânia para Luhansk, então eles tiveram que fazer um grande círculo pela Rússia, cruzar a fronteira, depois voltar pela Rússia para a Europa e só então voltar para a Ucrânia”, disse Lypovetska.

programa de russificação
A Rússia está aberta sobre seus esforços para “russificar” as crianças trazidas da Ucrânia.

Uma nova lei russa que entrou em vigor em maio tornou muito mais fácil conceder a cidadania russa aos ucranianos – desde que fossem “órfãos, crianças deixadas sem cuidado dos pais ou pessoas incapacitadas”.

Mas os esforços de russificação vão muito além das cerimônias de cidadania.

As autoridades russas costumam falar sobre crianças ucranianas recebendo cidadania russa e participando de atividades, acampamentos e excursões nacionalistas, além de serem enviadas para escolas “patrióticas”.

Em um comunicado, as autoridades anunciaram que algumas crianças do leste da Ucrânia foram enviadas para um internato em São Petersburgo para o Cadet Corps of the Investigative Committee, uma instituição que educa a próxima geração de funcionários públicos russos.

Várias crianças das regiões controladas pelos separatistas no leste da Ucrânia também estavam entre um grupo de quase 200 jovens que participaram de um “acampamento militar patriótico para adolescentes difíceis” na Chechênia durante o verão. O programa foi organizado por Lvova-Belova e pelo líder checheno Ramzan Kadyrov, de acordo com declarações oficiais emitidas por seus escritórios.

Fotografias do campo publicadas pela mídia estatal chechena mostram adolescentes vestidos com moletons brancos impressos com fotos de Kadyrov e Putin, agitando bandeiras russas e separatistas.

De acordo com Lvova-Belova, mais de 1.000 adolescentes do DPR, LPR, Zaporizhzhia e Kherson – as quatro regiões anexadas ilegalmente por Putin em setembro – participaram de “programas especiais de reabilitação” que incluíam viagens a famosos pontos turísticos russos e reuniões com celebridades.

O Observatório de Conflitos apoiado pelo Departamento de Estado dos EUA, dirigido pelo Yale Humanitarian Research Lab, divulgou um relatório no mês passado detalhando o que disse ser uma rede de pelo menos 43 campos em toda a Rússia, onde milhares de crianças ucranianas foram mantidas desde o início da guerra em fevereiro passado.

A CNN obteve uma mensagem de voz enviada por Serhiy, de 16 anos, para sua mãe na Ucrânia de um dos campos. Nele, ele disse: “Meus amigos e eu fomos forçados a cantar o hino russo, mas não o cantamos. Não tivemos nenhuma reação porque eles não nos viram. Temos que cantar o hino russo durante os exercícios matinais de todos os dias.” A CNN não está divulgando seu sobrenome por motivos de segurança.

Um dos autores do relatório de Yale, Nathaniel Raymond, disse que “o objetivo principal dos campos parece ser a reeducação política”.

“Pelo menos 32 das instalações identificadas [no relatório] parecem estar envolvidas em esforços sistemáticos de reeducação que expõem crianças da Ucrânia à educação acadêmica, cultural, patriótica e, em dois casos, especificamente militar centrada na Rússia”, disse ele. em uma coletiva de imprensa.

O relatório constatou que mais de 6.000 crianças – com idades variando de meros meses a 17 anos – estiveram sob custódia russa em algum momento durante a guerra de um ano, embora o “número total de crianças não seja conhecido e é provavelmente significativamente maior do que 6.000.”

Sexta-feira marcou o primeiro aniversário do desaparecimento de Arina Yatsiuk.

Sua irmã mais nova, Valéria, foi formalmente adotada por seus tios. Oksana Yatsiuk, a tia, disse à CNN que a menina estava recebendo apoio psicológico e lentamente aceitando a terrível realidade de que seus pais foram assassinados.

“Ela fica perguntando sobre a irmã, se preocupa com ela e está esperando por ela”, disse ela.

“Todos nós acreditamos que ela está viva e logo a encontraremos. Estamos considerando todas as opções, inclusive a de que ela já pode ter sido adotada”, acrescentou.

A dor da família Yatsiuk contrasta fortemente com a propaganda repetida repetidamente por autoridades russas, incluindo Lvova-Belova.

Em um evento público, o ombudsman descreveu sentir-se “patriótico” sobre as famílias russas que adotam crianças das regiões ocupadas da Ucrânia.

“Não é essa unidade, não é esse o sentimento patriótico quando não existem os filhos dos outros e todos eles são nossos agora?” ela disse, de acordo com um comunicado oficial.

Fato Mundial do País

No comments:

Post a Comment